terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Um jeito de ensinar kurâ Bakairi.

Traçando a historia do nosso Brasil, observamos que há uma imensa diversidade cultural herdado pelos povos que aqui viveram. A solidariedade, o convívio social e coletivo é uma delas, embora, que a nova sociedade não aceita esta formação social de bom convívio, são egoísta a ponto de ignorar seus próprios bens. Podemos entender também que ha participação nos diversos órgão e setor publico e privados, como nas construções e arquitetura, na formação de números e palavras. Mas sempre eram conhecidos como incapaz “índio”, como se fosse à única, a um só povo, pois essa visão é equivocada. A realidade e que encontramos em cada região deste país um traço cultural indígena, seja em nome de uma cidade, avenidas, rios e praças. A diversidade cultural é imensa, pois, cada grupo em cada região tem suas formas, costumes culturais e línguas. Tem suas formas e maneiras de ensinar culturalmente seus filhos para que possam aprender e respeitar seu ambiente natural. Portanto, a educação tradicional dos povos indígenas tem processos próprios de socialização desde a sua infância até a fase adulta, que será o foco principal a ser tratado pelo “UM JEITO DE ENSINAR KUR BAKAIRI O ENOMEDÂDYL”. ENSINO NO KADO ETY A educação: ensinar e aprender são objetivo de reencontro na casa dos homens BAKAIRI. Todos os dias tem uma coisa nova para aprender e ensinar. Os mais velhos cantam musica, ou seja, ensinam a cantar musica, e os jovens ouvem os mais velhos cantar, ou seja, aprender ouvindo os mais velhos cantar a musica. Isso ocorre em todo o momento dentro da casa do KADO ETY, por isso as crianças são orientado por seus pais antes mesmos de irem à casa do KADO ETY. Existem uma técnica que somente os mais velhos tem, por exemplo, na fabricação de mascara sagrado desde a coleta de madeira, observando a fase da lua,e ate a ultima etapa para dar formato de uma mascara sagrado. É uma aula diferenciado, pois, as criança e os jovens não são obrigado e tão pouco proibido a participarem deste momento. Todos os dia bem cedinho lá pelas 6:30 a 7 horas, ouvimos canto de do KADO, uma voz que alegra o nosso dia, que da força para que possamos buscar e plantar bons fruto para nossa comunidade.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

KADO ETY

KADO ETY, "OCA" NOME DADO PELO NÃO INDIO. KADO ETY, OU CASA DOS HOMENS COMO É CONHECIDO CULTURALMENTE PELOS KURÂ, É UM LOCAL ONDE REUNI TODOS OS CONHECIMETOS TRADICIONAIS DOS KURÂ BAKAIRI. KADO ETY, É UM CASA SAGRADA, MAS DEDICADO EXCLUSIVAMENTE A PESSOAS DE SEXO MASCULINO TANTO CRIANÇA DESDE QUE É ACOMPANHADO POR SEU PAI PODE ENTRAR NESTA CASA E TAMBEM É NECESSARIO PASSAR UMA MAQUIAGEM DE URUCUM NO ROSTO OU NO PEITO DA CRIANÇA, ACREDITAMOS QUE ASSIM O ESPIRITO MAL NÃO VAI ATACAR ESTA CRIANÇA. MAS COMO TODA CASA TEM REGRA E LEI, NESTA OCA OU KADO ETY TAMBEM TEM SEUS LEIS, UMA DELA A PROIBIÇÃO DA MULHER ENTRAR NESTA CASA, SE UMA MULHER ENTRAR ELA PODER SER SACRIFICADO SEGUNDO A LEI, MAS HOJE ISSO ERA COISA DO TEMPO DE MEU AVO,HOJE NÃO ACONTECE MAIS ISSO SIM SACRIFICAR MULHER DE OUTRA MANEIRA. MAS RAZÃO DO KADO ETY NÃO É A VIOLENCIA SIM PRESERVAR OS CONHECIMENTOS TRADICIONAIS DOS KURÂS COMO IAKUIGADY, KUAMBY, KAPA E VARIOS OUTROS KADOS "KADO É O NOME DADOS A TODOS AS FORMA DE APRESENTAÇÃO TRADICONAL QUE ENVOLVE DANÇA MUSICA PINTURA. JA ESTE MES A UMA PREPARAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DO KADO IAKUIGADY E KUAMBY NO DIA 19 DE ABRIL DE 2013. VEJA ALGUMAS FOTOS.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

mascara sagrado o" IAKUIGADY'.

No dia de ontem, o Iakuigado chegou, a mascara mais respeitado do povo Bakairi, segundo os mais velho dizem que esta mascara vem carregado de coisas boas principalmente a alimentos, mas também pode fazer coisas muito mal. A ligação que existe entre os Kurâ e o universo é impressionante, pois neste dia de apresentação de Iakuigado os espiritos "IAMÂRA" estão todos reunidos também na aldeia, por isso as mãe precisa passar no seus filhos URUCUM, para o IAMÂRA não entrar em contato com esta criança, caso contrario a criança pode estar correndo perigo. uma observação aqui que somente os homens pode estar presente neste dia de apresentação, pois, somente os homens pode entrar na casa CASA DOS HOMENS, KADO ETY "OCA". Porém, depois de estar tudo pronto esta mascara, ou Iakuigado sera apresentado para toda comunidade. Acreditamos que a partir desta vamos ter muita fartura, muito alimentos vão começar aparecer, peixe, caça e tambem acreditamos a nossa saúde vai melhorar, o clima vai melhorar, pois terá bastante chuva para poder plantar alimentos.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

hoje a mascara sagrada a reapresentação.

BAKAIRI, assim foram chamados pelos colonizadores, se autodenomina como Kurâ, ou seja, Kurâ BAKAIRI localiza se ao norte do estado de mato grosso em dois municípios de nobres e Paranatinga MT. Este dia em especial é dirigido ao povo BAKAIRI do município de Paranatinga, e nesta terra indígena BAKAIRI do município de Paranatinga concentra a maior população dos Kurâ BAKAIRI dividido em 09 aldeias, com uma aldeia central a aldeia Pakuera. Hoje neste dia 21 de fevereiro de dois e treze (2013) é um dia especial, um dia em que a aldeia fará uma cerimônia de encontro e de apresentação de mascara sagrada BAKAIRI, mascara que representa para os Kurâ a maior manifestação sociocultural e histórica. Desde o tempo do primeiro contato com a cultura ocidental os Kurâ veem praticando suas culturas, dança, musica e pintura corporal. Mas hoje o dia é dedicado especialmente a mascara sagrado, iakuigado, ou kado tâmâdyen, respeitado por todos. Uma pequena mostra sobre a confecção do mascara sagrado, a técnica, ou a tecnologia indígena BAKAIRI é aplicado pelos kurâ.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

leitura de livro na EEI KURÂ BAKAIRI com professor MOGOXE

Neste dia 20 de fevereiro na sala de biblioteca da escola estadual Indigena Kurâ Bakairi, o professor Marinho esteve com seus alunos fazendo uma aula de leitura com 11 alunoos. Observem que a nossa biblioteca tem um espaço pequeno, mas a vontade que meus alunos tem em ler e fazer leitura de livros é importante, são els que me levam na sala de biblioteca é claro que aproveito esta vontade deles pra mostrarem o quanto a biblioteca é importante para eles e para nossa comunidade. Temos que estar tambem informado com livros, com assuntos do momento, ou seja, isso não é o fim, mas é apena o começo de interesse e paixão na leitura.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Ano letivo de 2013 na EEI Kurâ Bakairi.

A escola estadual Indigena Kurâ Bakairi localizada na Terra Indigena Bakairi no municipio de Paranatinga MT, veem fortemente realizando a sua responsabilidade de ensino e aprendizagem com a comunidade neste ano letivo de 2013, a persistencia, o conhecimento adiquirido em todas as estapas de sua criação tem o ponto principal do sucesso que os envolve em todos os sentidos seja cultural, social, economico. A ideia de uma escola na época era simplesmente alfabetizar os Bakairi para serem interprete dos mesmos para chegarem ao um entedimento com a lingua estranha ou seja o "Portugues". Mais a razão do sucesso que talves ninguem imaginava para os dias de hoje. Professores habilitados em licenciatura, com conhecimento e informação necessaria para estarem e atuarem diretamente com seus alunos falante e não falante da lingua Bakairi. a conquista uma das palavras que os Kurâ Bakairi sempre lembram quando é questionado em relação A ESCOLA,a partir de então se inicia uma luta maior a efetivação de de uma uma escola não indio em uma aldeia Bakairi. A principio os professores eram os "brancos" mas isso foi logo percebido que o espaço pertencia a "indios" Bakairi.